
Para que serve o Ferro Ferripolimaltose?
FERRO (ferripolimaltose) é indicado para:
síndromes ferropênicas latentes e moderadas.
anemias ferroprivas devido à subnutrição e/ou carências alimentares qualitativas e quantitativas.
anemias das síndromes disabsortivas intestinais.
anemia ferropriva da gravidez e da lactação;
anemia por hemorragias agudas ou crônicas e em condições onde seja conveniente suplementação dos fatores hematogênicos.
Como usar o Ferro Ferripolimaltose?
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários.
A dose e a duração da terapia são dependentes da extensão da deficiência de ferro.
Para uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser aplicada é calculada conforme a gravidade do caso, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser aumentada ou diminuída, a critério médico, e pode ser administrada conforme o volume total resultante, em uma ou mais tomadas. Para fins de cálculo, lembra-se que o teor férrico de FERRO gotas é: 1 mL (20 gotas) = 50 mg.
Para a deficiência de ferro manifesta, a terapia deve durar cerca de 3-5 meses até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente, a terapia deve ser continuada por várias semanas (cerca de 2 a 3 meses) ou, em casos de mulheres grávidas, pelo menos até o final da gravidez, com uma dose igual à descrita para deficiência de ferro latente, afim de que se restaure a reserva de ferro.
Para a profilaxia da anemia, a terapia deve durar cerca de 1-2 meses.
Método de Administração
A dose diária pode ser administrada de uma vez ou pode ser dividida em doses separadas. FERRO gotas deve ser administrado durante ou imediatamente após as refeições.
Para facilitar a administração, a dose pode ser misturada com mingau, sucos de frutas ou verduras, ou leite, uma vez que FERRO gotas não sofre redução apreciável da absorção intestinal, como ocorre com outros sais de ferro.
Uma possível alteração na coloração não afeta o gosto e nem a eficácia do produto.
Observação: no tratamento de ferropenias em prematuros e pacientes idosos recomenda-se o uso de FERRO gotas que, além da sua alta tolerabilidade, oferece a vantagem de permitir uma dose exata e facilmente fracionável.
Não administre medicamentos diretamente na boca das crianças, utilize uma colher para pingar as gotinhas.
A fim de garantir um tratamento eficiente, com adequada reposição do estoque orgânico de Ferro, recomenda-se continuar com a administração de FERRO durante mais 2 a 3 meses após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica.
Quando não devo usar o Ferro Ferripolimaltose?
O produto não deve ser usado em:
pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula;
todas as anemias não ferropênicas, como por exemplo anemia hemolítica, anemia falciforme e as anemias associadas às infecções ou neoplasias;
situações de sobrecarga férrica, como, por exemplo, hemocromatose, hemossiderose, nos distúrbios da utilização do ferro, como por exemplo anemia sideroacréstica, talassemia, anemias provocadas pelo chumbo;
hepatopatia aguda e processos que impedem a absorção de ferro por via oral, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.
EAN | 7896112401674 |
---|---|
Láboratório | Biolab |
Princípio ativo | Ferripolimaltose 50mg/ml |